Ah, que peninha, a nossa série DIY  está chegando ao final… Mas não vamos nos chatear antecipadamente, ainda tem o último episódio para vocês assistirem e ele está muito especial! Hoje vamos aprender a fazer três porta guardanapos!

Para quem não assistiu os episódios anteriores, vamos relembrar:

frufru

Porque fazer um DIY de porta guardanapos?

E no post / vídeo de hoje vamos aprender com a Thaisy da “Atelier de Sonho Decorações” a fazer porta guardanapos para a sua festa. Mas não será só um modelinho: serão três!!! Impossível você não se apaixonar pelo menos um deles!!

O porta guardanapos é um item essencial quando você decide fazer uma mesa posta ou semi-posta na sua recepção de casamento porque ele complementa a decoração e dá um efeito bem legal. Muita gente aluga os porta guardanapos mas isso pode não ser uma boa ideia porque esse é um item que se  costuma ter muitas perdas na festa. Alguns convidados levam para casa, outros se perdem, estragam… Vale a pena colocar na ponta do lápis porque pode ser que a conta não feche.

De qualquer forma, se você tem habilidades manuais (mas não precisa de muita porque até eu consegui fazer!) e tempo disponível, vale a pena investir no DIY porta guardanapos! Você vai ter na sua festa um item feito com todo o carinho, por você mesma! Além, é claro, da economia que ele pode te proporcionar, né? Porque vocês sabem que um DIY é muito mais vantajoso economicamente falando, do que um aluguel de peças, né?

Cada um deles está descrito abaixo para você aprender como fazer, mas você também pode ir direto para o vídeo, lá embaixo no post. No vídeo nós ensinamos como fazer cada um dos três modelos mostrados aqui! Confesso que acho que no vídeo fica mais didático porque eu não sei se eu soube descrever bem as etapas por aqui, rsrs

frufru

Você vai precisar de:

  • Fios de silicone
  • Tesoura de tecido
  • Fita gorgurão (mais grossa)
  • Meias pérolas
  • Pérolas inteiras
  • Juta
  • Fitinhas de renda
  • Cola quente

frufru

1. Pulseirinhas de pérola

Esse foi meu modelo preferido! Ele pode ser usado até em eventos mais formais! Atemporal, delicado e chique. E pérolas são sempre pérolas, né? Aposte nas de tamanho maior para ficar ainda mais bonito e destacado!

DIY porta guardanapos

  1. Corte um pedaço do fio de silicone – para saber o tamanho ideal meça no guardanapo que você vai usar. De acordo com o tecido usado esse tamanho pode se alterar.
  2. Coloque entre 12 e 14 pérolas no fio – de acordo com o tamanho do seu guardanapo
  3. Amarre as duas pontinhas do fio, deixando um espacinho para que ele fique flexível. Não deixe ele ficar rígido demais porque ele pode arrebentar. Dê dois nós bem apertados para que ele não solte, mas não exagere na quantidade de nós para não comprometer o acabamento.
  4. Corte as pontas do fio que estiverem sobrando
  5. Coloque os nós para dentro das pérolas para que fiquem bem escondidinhos

Uma outra opção para esse porta guardanapos é colocar pérolas de tamanhos diferentes, ou mesmo pedrinhas diferentes.

Para deixar seu porta guardanapos ainda mais bonito, coloque dois, ao invés de um só. Isso dá um ar mais sofisticado ao adereço.

frufru

2. Laço chanel

 

  1. Corte a fita de gorgurão em 4 tamanhos diferentes. O primeiro será o maior e é ele quem vai definir o tamanho do seu laço. Dobre a fita para definir o tamanho do laço.
  2. Corte na diagonal porque essa fita tem uma tendência muito grande a desfiar.
  3. O segundo pedaço será um pouco menor do que o primeiro. Meça e corte.
  4. A terceira será a fitinha que vai envolver os laços. Para isso, ela tem que ter o tamanho ideal para se encontrar, sem sobrar tecido demais para não comprometer o acabamento.
  5. O quarto pedaço será aquele que vai envolver o guardanapo, o elo que vai segurar o guardanapo. Defina o tamanho de acordo com o tecido do seu guardanapo.
  6. Depois que os quatro pedaços de tecido estiverem cortados, vamos começar a colar.
  7. Pegue a fita maior e coloque cola quente nas beiradinhas, unindo-as.
  8. Repita o procedimento com a fita média.
  9. Coloque um pingo de cola quente no centro de cada um dos aros formados por essas fitas
  10. Grude agora um laço no outro com um pingo de cola quente bem no meio
  11. Com a terceira fita, envolva os dois laços fazendo o acabamento
  12. Lembre-se de deixar o acabamento sempre para baixo, de forma que ele fique bem escondido
  13. Cole uma meia pérola no centro do laço para dar o acabamento perfeito!
  14. Para terminar, cole a fita que será o aro no lacinho pronto

frufru

3. Juta e renda – porta guardanapos rústico

DIY porta guardanapos

  1. Corte a fita de juta e a fita de renda de forma que elas dêem uma volta no seu guardanapo
  2. Passe a cola quente na beirada para formar um elo com a juta
  3. Em seguida cole a fitinha de renda por cima (lembrando de unir os acabamentos no mesmo lugar)
  4. Para finalizar, cole uma meia pérola no centro, para dar um ar mais romântico ao porta guardanapo

Fácil, né? Esse último modelo fica perfeito para uma proposta de casamento no campo, num casamento com o estilo mais rústico! Principalmente porque a juta que é um tecido mais rústico.

 

frufru

Vale lembrar que os porta guardanapos podem ser usados também no noivado, chá de panela, chá bar, etc! E depois você ainda pode guardar os que sobrarem para usar na sua casa nova!

Todo esse conteúdo você pode acompanhar em vídeo. E para falar a verdade, fica bem mais fácil quando a gente assiste conteúdos assim em vídeos, né? Porque fica bem mais tranquilo de copiar.

No vídeo abaixo você vai ver a Thaisy me ensinando a fazer cada um desses modelinhos. E ela explica tudinho, porque a ideia é deixar tudo ainda mais fácil para você aprender! Só clicar no play e colocar a mão na massa!

 

 

E não se esqueça de compartilhar no Instagram como ficou o seu porta-guardanapos. Vamos adorar ver! Coloque a hashtag #casandocomamorDIY na sua foto!

frufru