Cada vez mais casais vêm optando por fazer sua festa de casamento com decoração temática, para que o grande dia seja ainda mais marcante e fuja um pouco do comum, incluindo os convites, as flores, a decoração da festa e vários outros detalhes!

Mas por que deixar o tradicional de lado e fazer uma festa temática? A razão pela qual muitos casais se entusiasmam com essa ideia é bem simples: o desejo de que o seu casamento seja memorável e bem especial. No entanto, definir um tema pode ser um pouco difícil, já que o grande dia só acontece uma vez, não é?

Por isso, confira 5 dicas para escolher o tema da sua festa de casamento!

frufru

Leve em conta a data do casamento

A data, ou melhor, a temporada ou estação em que o grande dia acontecerá pode ser uma excelente fonte de inspiração. A primavera sugere temas relacionados à natureza, como as flores, que combinam bem com tons pastéis. No verão, o tema pode ser praiano, com cores mais vivas e brilhantes. Já o outono pede tonalidades mais quentes e o visual pode ser mais exótico e sofisticado. No caso do inverno, a inspiração pode vir do frio, do gelo, da neve ou das montanhas, por exemplo.

casamento na primavera

frufru

Valorize suas origens

Já pensou em homenagear o seu país ou região de origem em seu casamento? Também pode ser o país de seus pais, avós ou antepassados mais distantes. Culturas locais são fontes riquíssimas de inspiração! Um exemplo interessante é usar literatura de cordel em uma festa inspirada na cultura nordestina, ou entregar doces típicos de determinada região como lembrancinha. O casal também pode optar por alguma cultura de que gosta e escolher um tema havaiano, parisiense, italiano… há, literalmente, um mundo de opções!

frufru

Considere o local da festa de casamento

Onde será o casamento: na cidade, no campo ou na praia? Se for na praia, aproveite a deixa e se inspire em temas praianos, havaianos ou tropicais! Caso seja no campo, que tal uma festa ao ar livre, com referências country? Já se o evento acontecer na cidade, o casal pode se inspirar em algo mais moderno, incluindo não só a decoração como também os books fotográficos.

casamento no campo

frufru

Observe a quantidade de convidados

Nem todos os casais optam por grandes festas, para mais de cem convidados. Há aqueles mais reservados que preferem uma festa pequena, mais íntima — o que hoje em dia chamamos de mini wedding. Nesse caso, como o número de pessoas presentes é reduzido, os noivos podem escolher uma decoração mais personalizada e deixar a celebração com o seu estilo próprio! Esse tipo de tema combina muito com casais que preferem algo pequeno e intimista, e nem por isso menos especial.

frufru

Encontre o estilo do casal

Quem disse que os casamentos devem ser sempre clássicos e tradicionais? Hoje em dia eles têm muito mais a ver com os noivos. Casais mais modernos e antenados podem se inspirar em uma decoração contemporânea, bem moderna e elegante, sem todos os protocolos do casamento tradicional. Para quem gosta mais de um estilo retrô, por que não se basear nele para a decoração do casamento? Afinal, o retrô é super-romântico e delicado — tudo a ver com casamentos! Para casais mais despojados, os temas rústicos são excelentes opções, pois o visual ainda é moderno, mas sem toda aquela pompa dos temas clássicos, tradicionais ou contemporâneos.

casamento retrô

frufru

E então, já começaram a aparecer ideias para o tema da decoração da sua festa de casamento? Deixe um comentário e divida algumas delas comigo!