Cada dia mais popular, o bolo de casamento vegano ainda é fonte de dúvidas e receios para algumas noivas, pois a sua procura não parte apenas de quem já adota esse estilo de vida.

Muitas mulheres ficam tentadas a investir nessa possibilidade por querer inovar. Contudo, temem que o gosto e a aparência desse item tão importante não sejam tão realçados e acabem desagradando aos convidados.

Por essa razão, hoje resolvi falar um pouco sobre esse assunto e mostrar algumas opções de dar água na boca em qualquer um. Confira!

bolo-vegano-(drip-cake) frufru

O que é veganismo

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que significa veganismo e qual o significado dele para as pessoas que o adotam em sua rotina. Isso porque esse estilo de vida não se resume apenas à alimentação e o que pode ou não ser consumido.

Trata-se de um movimento que prega a conscientização social sobre o fim do consumo de alimentos, produtos e outros itens que tenham origem animal, com o objetivo de promover um convívio harmonioso e equilibrado com a natureza.

Ah, já assistiu/leu o post/vídeo onde falo sobre casamento com buffet vegano e vegetariano? Passa lá pra conferir que está muito legal!

frufru

Quais elementos substituem os ingredientes tradicionais

Como disse há pouco, a dieta vegana difere da tradicional por evitar o consumo de tudo o que provém dos animais, como carnes, ovos, laticínios, etc.

Logo, isso implica que três ingredientes clássicos das receitas de bolo de casamento devem ser evitados: ovos, manteiga e leite. Porém, ao contrário do que muita gente acredita, a ausência deles não afeta profundamente as receitas.

Existem substitutos que podem não apenas ocupar seus respectivos lugares, mas também adocicar e realçar o sabor de forma muito mais natural e saudável.

Alguns exemplos são: amido de milho, tofu, banana amassada, óleo de coco, manteiga de azeite, manteiga de avelã, leite de soja e leite de coco.

frufru

Opções de bolo de casamento vegano

Por fim, chegamos às opções de bolo de casamento vegano. Até que aqui você já percebeu que o sabor não será prejudicado caso você faça essa escolha, certo?

Portanto, o próximo passo é pensar nos modelos de bolo que podem se encaixar nessa vertente. E acredite: não há limitações quanto a formato, cobertura, recheio ou mesmo estética!

Sim, é completamente possível adaptar qualquer receita. Veja alguns exemplos que podem inspirar e certamente serão um sucesso na sua cerimônia:

frufru

1. Bolo coberto com fondant

Se você cogita um bolo de casamento com cobertura clássica e visual mais elegante, saiba que não precisa abrir mão do seu desejo.

O fondant pode ser feito com leite de amêndoas, por exemplo, e a massa levar, além de farinha sem glúten, extrato de baunilha. O recheio pode ser de chocolate e a cobertura conter detalhes artesanais de glacê feitos com creme vegetal e leite de soja.

frufru

2. Bolo chalkboard

Uma das grandes apostas para casamentos rústicos, o bolo chalkboard também pode ser concebido de forma vegana e agradar ao paladar de todos!

A pasta americana pode ser feita com açúcar orgânico, xarope de glucose e gordura vegetal. Já o recheio pode ser de chocolate com pasta de amêndoas, por exemplo.

frufru

3. Drip cake

Por fim, também há o drip cake — isto é, aquele bolo que é decorado pela própria calda que escorre por toda a sua superfície e que combina com uma cerimônia moderna e romântica.

A massa pode levar extrato de baunilha enquanto o recheio, por sua vez, pasta de pistache. Já a ganache da calda pode ser feita de creme de soja ou de castanha com pasta de avelã e cacau.

frufru

E então, gostou das sugestões de bolo de casamento vegano e de esclarecer algumas das principais dúvidas sobre ele? Inspire-se nas opções que listei aqui e surpreenda a todos no grande dia!

Aproveite e assine agora a minha newsletter para ficar por dentro de outras dicas sobre casamento!