Após toda a euforia e felicidade do pedido de casamento, é hora de começar a planejar os primeiros detalhes da cerimônia e da festa. E um dos principais pontos de partida é a escolha da paleta de cores.

Isso porque a paleta é que orientará praticamente tudo que virá posteriormente: a decoração, as flores, o buquê, os convites, entre outros detalhes. Até mesmo a flor da lapela do noivo e dos padrinhos, por exemplo, ou cor da gravata se orientam a partir da paleta de cores definida previamente.

Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso que você escolha as cores que serão usadas para começar a pensar em outros detalhes dos preparativos.

Não sabe por onde começar para escolher a paleta de cores para decoração de casamento? Confira as dicas a seguir!

frufru

Converse com seu decorador

O ponto de partida para definir a paleta de cores do seu casamento é conversar com o profissional de decoração. Sim, porque esse profissional vai saber te orientar sobre as flores da região, sobre o clima, sobre o mobiliário e todos os itens que poderão impactar na sua decisão.

Não que esse profissional vá escolher as cores por você. Não! Mas ele vai poder te dizer um pouco mais sobre as possibilidades e te inspirar a escolher cores mais propícias.

frufru

Escolha segundo as estações do ano

Uma das primeiras dicas para escolher as cores para a decoração de casamento é ter como base a época do ano em que você se casará. Há uma tendência, normalmente, de que a cores mais quentes são usadas nas estações mais quentes do ano (primavera e verão) e cores mais frias nas estações mais gélidas (outono e inverno). E complementa-se com cores neutras, caso os noivos queiram. Veja onde cada cor se encaixa:

  • Cores quentes: amarelo, amarelo-alaranjado, laranja, vermelho-alaranjado, vermelho, vermelho-arroxeado.
  • Cores frias: violeta, azul-arroxeado, azul, azul-esverdeado, verde, amarelo-esverdeado.
  • Cores neutras: tons de branco, cinza, marrom e preto. Também podem entrar aqui tons de prateado e dourado.

Algumas variações destes tons entrarão em cores quentes ou frias de acordo com a proximidade dessas cores com as que foram mencionadas aqui em cima.

como-escolher-a-paleta-de-cores-para-decoracao-de-casamento245232

frufru

Use cores complementares

Normalmente, são escolhidas duas ou três cores para a paleta de cores. Caso você tenha alguma dúvida da combinação, experimente buscar as cores complementares da cor principal. Confira alguns exemplos de combinações:

  • azul e laranja;
  • verde e vermelho;
  • amarelo e violeta.

frufru

Pesquise as cores que são tendências no ano

Outra forma de escolher as cores para decoração do casamento é se basear nas cores que são tendências para o ano. Isso torna mais fácil encontrar as peças de decoração, pois todos os fornecedores estão antenados nestas tendências.

Uma das principais formadoras de tendência é a Pantone. Todo ano ela divulga qual a cor foi escolhida para ser a dominante no ano e uma série de outras cores que também são tendência durante o período.

Todo final de ano a empresa divulga quais serão as cores do ano seguinte. Por isso acompanhe  qual será a do ano do seu casamento (caso a cerimônia não seja esse ano).

como-escolher-a-paleta-de-cores-para-decoracao-de-casamento24523

frufru

Siga o gosto e a personalidade do casal

No entanto, mais importante do que seguir tendências, é seguir o gosto e a personalidade do casal. Se, por exemplo, ambos gostam de cores fortes para a decoração do casamento e quiserem usar ambas, por que não?

Lembre-se sempre que o casamento é um momento do casal e, por isso, tem que ter a cara de vocês. Se inspire em outros casamentos e siga as dicas. Mas o mais importante é que vocês estejam felizes com o que estejam planejando.

frufru

Algumas sugestões

E para ajudar vocês selecionei algumas paletas de cores para inspirar!

E além dessas inspirações no vídeo que eu gravei ( está aí embaixo no post!) você vai encontrar mais algumas dicas para levar em conta na hora de escolher a sua paleta de cores! Lá eu comento sobre as melhores cores para casamentos na praia, no campo, casamentos com estilos diversos… Corre lá para conferir!

Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento Paleta de cores do casamento

frufru

E para ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play!

frufru

Agora que você já sabe como escolher a paleta de cores para decoração de casamento, deixe o seu comentário e me diga qual foi a eleita por você!