Após toda a euforia e felicidade do pedido de casamento, é hora de começar a planejar os primeiros detalhes da cerimônia e da festa. E um dos principais pontos de partida é a escolha da paleta de cores.

Isso porque a paleta é que orientará praticamente tudo que virá posteriormente: a decoração, as flores, o buquê, os convites, entre outros detalhes. Até mesmo a flor da lapela do noivo e dos padrinhos, por exemplo, ou cor da gravata se orientam a partir da paleta de cores definida previamente.

Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso que você escolha as cores que serão usadas para começar a pensar em outros detalhes dos preparativos.

Não sabe por onde começar para escolher a paleta de cores para decoração de casamento? Confira as dicas a seguir!

frufru

Escolha segundo as estações do ano

Uma das primeiras dicas para escolher as cores para a decoração de casamento é ter como base a época do ano em que você se casará. Há uma tendência, normalmente, de que a cores mais quentes são usadas nas estações mais quentes do ano (primavera e verão) e cores mais frias nas estações mais gélidas (outono e inverno). E complementa-se com cores neutras, caso os noivos queiram. Veja onde cada cor se encaixa:

  • Cores quentes: amarelo, amarelo-alaranjado, laranja, vermelho-alaranjado, vermelho, vermelho-arroxeado.
  • Cores frias: violeta, azul-arroxeado, azul, azul-esverdeado, verde, amarelo-esverdeado.
  • Cores neutras: tons de branco, cinza, marrom e preto. Também podem entrar aqui tons de prateado e dourado.

Algumas variações destes tons entrarão em cores quentes ou frias de acordo com a proximidade dessas cores com as que foram mencionadas aqui em cima.

como-escolher-a-paleta-de-cores-para-decoracao-de-casamento245232

frufru

Use cores complementares

Normalmente, são escolhidas duas ou três cores para a paleta de cores. Caso você tenha alguma dúvida da combinação, experimente buscar as cores complementares da cor principal e veja qual é a sua cor complementar. Confira alguns exemplos de combinações:

  • azul e laranja;
  • verde e vermelho;
  • amarelo e violeta.

frufru

Pesquise as cores que são tendências no ano

Outra forma de escolher as cores para decoração do casamento é se basear nas cores que são tendências para o ano. Isso torna mais fácil encontrar as peças de decoração, pois todos os fornecedores estão antenados nestas tendências.

Uma das principais formadoras de tendência é a Pantone, que todo ano divulga qual a cor foi escolhida para ser a dominante no ano e uma série de outras cores que também são tendência durante o período. Em 2015 a escolhida foi a Marsala, que esteve em alta nas maquiagens, roupas e também nas decorações de casamentos.

Esse ano são duas as cores principais: Rose Quartz e Azul Serenity. Todo final de ano a empresa divulga quais serão as cores do ano seguinte. Por isso acompanhe  qual será a do ano do seu casamento (caso a cerimônia não seja esse ano).

como-escolher-a-paleta-de-cores-para-decoracao-de-casamento24523

frufru

Siga o gosto e a personalidade do casal

No entanto, mais importante do que seguir tendências, é seguir o gosto e a personalidade do casal. Se, por exemplo, ambos gostam de cores fortes para a decoração do casamento e quiserem usar ambas, por que não?

Lembre-se sempre que o casamento é um momento do casal e, por isso, tem que ter a cara de vocês. Se inspire em outros casamentos, siga as dicas, mas o mais importante é que vocês estejam felizes com o que estejam planejando.

frufru

Agora que você já sabe como escolher a paleta de cores para decoração de casamento, deixe o seu comentário e me diga qual foi a eleita por você!