Quando planejamos o nosso grande dia, é claro que queremos tudo perfeito: do vestido de noiva ao bendito sim, dos doces da festa à playlist da noite. E para um casamento ao ar livre, a escolha do local exige um pouco mais de atenção.

E aí surgem algumas dúvidas: como escolher o lugar ideal para minha cerimônia? Como combinar o local, a decoração e o orçamento que possuo para essa data tão especial? Pensando nisso, preparei uma lista com algumas dicas sobre o que devemos pensar na hora da decidir o cenário perfeito para o sim!

34196-casamento-ao-ar-livre-como-fazer

frufru

Conheça seu orçamento

O primeiro passo para escolher o lugar ideal para o casamento dos nossos sonhos é analisar quanto poderemos gastar com isso. Muitas vezes a nossa vontade não condiz com o orçamento que temos.

Nesse sentido, cabe avaliar algumas possibilidades, sempre procurando saber o que está incluído no preço, qual a estrutura oferecida, se será preciso alugar mesas e cadeiras, entre outros detalhes.

A primeira dica, portanto, é alinhar sua vontade com o orçamento disponível. Dito isso, vamos às escolhas.

frufru

Avalie as possibilidades de casamento ao ar livre

Uma das primeiras decisões de uma noiva é a data da cerimônia. Sabendo disso, você já poderá filtrar algumas opções para o casamento ao ar livre.

Por exemplo, não é indicado casar em lugares abertos, sem nenhum tipo de toldo, em meses famosos por chover muito ou realizar a cerimônia ao meio dia em um local sem sombra, no verão.

Pensando nisso, separei três opções para você avaliar na hora de escolher o cenário do seu grande dia!

frufru

1. Jardins e verde: natureza mais próxima

Se você sempre sonhou com um casamento em um belo jardim ou um grande campo, essa é uma ótima opção para o outono ou a primavera. Desse modo, você pode utilizar as cores das plantas e flores para a paleta do casamento.

Que tal usar tons mais terrosos e vermelhos quando as árvores estiverem com suas folhas caindo, como no outono? Ou usar cores vibrantes como rosa ou amarelo em plena primavera? Casar em um local aberto permite aos noivos e cerimonialistas explorar ainda mais a criatividade.

Sobre o horário, pense sempre nos convidados. Para que o sol não incomode muito, o ideal é escolher um horário mais ameno, após as 16h.

frufru

2. Areia, sol e mar: casamento na praia

Outra opção muito usada em mini-weddings e casamentos ao ar livre é a praia. Afinal, quem nunca sonhou em casar com o barulho do mar, o vento no rosto e um deslumbrante pôr do sol para coroar o momento?

As praias são cenários perfeitos para casamentos mais informais, afinal de contas, as mulheres não usarão salto, a menos que você tenha um deck ou algo parecido, e os homens não necessariamente precisam ir de terno escuro, smoking e tudo mais.

Tente fazer com que a cerimônia religiosa aconteça ao pôr do sol, assim as fotos ficarão ainda mais lindas. Na praia, a paleta de cores pode trazer tons de azul e pastéis para combinar com o mar e com a areia, além de criar um clima de verão mesmo em outra época do ano.

frufru

3. Frio, noite e possível chuva: aberto com toldo

Se você quer casar em uma época fria ou a previsão para o casamento é de chuva, vamos ao plano B, afinal, casamentos ao ar livre exigem um plano B. Tenha sempre em mãos o contato de bons fornecedores de toldos e se achar que o frio pode atrapalhar, opte por uma bonita tenda.

Mesmo que a cerimônia religiosa seja ao ar livre, ter um local mais aquecido e protegido é uma ótima opção para a hora da festa. Além disso, com a tenda ou o toldo, a decoração ganha um toque requintado. Nesse caso você pode abusar da decoração com flores, velas e sombras.

frufru

E então, gostou das dicas? Que tal comentar aqui no post?

Deixe sua opinião para que eu possa saber um pouco mais sobre a escolha do cenário ideal para o seu casamento ao ar livre. Quem sabe assim não ajudamos outras leitoras com dicas e locais inspiradores?