Essa semana estou lá no You Tube falando sobre o casamento clássico.

Eu já falei aqui no blog e no canal do Casando com Amor um pouco sobre o casamento boho. E nele vocês me pediram que falasse sobre o clássico. Como o pedido de vocês é uma ordem, vamos lá!

frufru

Características do casamento clássico

O clássico é o estilo de casamento mais conhecido porque é o mais tradicional e consequentemente, o mais comum. Nesse post eu vou estereotipar, vou falar de um casamento clássico do início ao fim, mas é claro que você pode mesclar estilos num só casamento, não tem problema nenhum – desde que haja bom senso, né?

Esse é um estilo adorado pelas mineiras e é bem tradicional. É muito ligado à tradição e a história. É um ritual em que os noivos costumam seguir fielmente os protocolos e regras de etiqueta.

É aquele casamento em que tudo é feito conforme manda o figurino, sabe?

A grande vantagem do casamento clássico é que ele é atemporal. Depois de anos você vai ver uma foto de um casamento clássico e ainda vai considerá-lo atual. Ele não segue “modinhas”. Normalmente é bem elegante e sofisticado.

frufru

Onde ele acontece?

Na Igreja. Normalmente à noite e segue todos aqueles protocolos da entrada do cortejo, noiva de braços dados com o pai, entrada de padrinhos, damas e pajens, chuva de arroz na saída da igreja… Tudo bem tradicional.

frufru

Como é o vestido da noiva clássica?

Como esse estilo de casamento é mais formal, você pode abusar: vale vestidos bordado, com renda, com brilho (ou sem), vestidos mais encorpados, estilo princesa ou mais sequinho…

Lembrando que estamos falando de um vestido clássico, ou seja, ele deve ser atemporal. Nada de vestidos que sejam retratos da moda atual. Nada que ouse, que saia do tradicional.

O que não pode faltar numa noiva clássica é o véu e a grinalda! Essa noiva também usa o cabelo preso, num coque.

E o sapato é da mesma cor que o vestido: branco.

frufru

E o noivo clássico?

O noivo usa terno (o estilo vai variar de acordo com a formalidade do evento), no mínimo. Até porque esse casamento acontece na Igreja e isso por si só já “pede” um traje mais formal, né?

frufru

As damas e pajens…

O traje deles pode ser mais encorpado. O vestido das damas pode ter bordados, rendas e brilho, se for o caso. Mas lembrando sempre que em primeiro lugar eles devem ser confortáveis, né? São crianças…

frufruComo é a decoração de um casamento clássico?

Normalmente ela tem por base cores neutras e pasteis. O branco costuma ser a cor principal. Vale usar muitas flores, velas, castiçais e pratarias.

Não é uma decoração ousada, que arrisca e não tem muita cor.

frufru

O que servir num casamento clássico?

Como estamos falando de uma festa à noite, é comum que seja uma festa coquetel (com ou sem jantar). Ilhas de comes e bebes são muito bem vindas.

frufru

E o convite?

Um convite maior, com letras cursivas, sempre em tons pasteis. Pode ter brasão, monograma… É um convite que deixa claro que o estilo do casamento será clássico (essa é uma das funções do convite, certo?), portanto ele segue a mesma linha tradicional.

frufru

E a lembrancinha?

O bem casado é a mais clássica das lembrancinhas!! Você pode até complementar colocando outros mimos mas se a ideia for ser tradicional, bem casados não tem erro!

frufru

E o bolo?

É aquele bolo branquinho, com vários andares ( a quantidade de andares varia, tem uma modinha que determina o que está em alta no momento, rsrsrs). Ele pode conter pérolas, laços e outros adereços delicados.

frufru

E só pra terminar, existe um mito de que casamento clássico é caro. E que os mais informais são mais baratos. Isso não é verdade. Estilos de casamento não tem relação direta com custo, viu? É possível fazer um casamento clássico com orçamentos menores e vice versa.

frufru

E para ter acesso a esse conteúdo em vídeo, é só clicar 😉


Agora quero saber, esse é o seu estilo? O que acha do casamento clássico?

frufru