Eu não conhecia a cerimônia de casamento da caixa de vinho!… E olha que esse é um tema que eu adoro e sobre o qual eu sempre procuro estar antenada!

Celebrante Cláudio Tolêdo faz esse tipo de celebração e quando ele me contou eu pedi que ele escrevesse como ela funciona detalhadamente para eu mostrar para vocês, porque eu amei.

Sou chata quando se trata de celebrações e sempre fico buscando significado nelas. E para mim, que estou casada há seis anos, vi muito, muito sentido desse rito da caixa do vinho. Seria muito bom ter uma caixa dessas para abrir nos momentos de dificuldades ou mesmo somente para nos fazer relembrar do mais importante.

cerimonia-do-vinho

frufru

“E que o Casamento seja como um bom vinho, ainda melhor com o passar do tempo. ”

Uma das coisas mais interessantes sobre o vinho é o chamado fator maturidade, isto é, o momento em que o vinho atinge o seu apogeu. Este é o seu melhor momento, onde quem o consome encontrará a melhor bebida que aquela garrafa pode oferecer. Mas sabemos que a maturidade requer a ação do tempo e este é um rito para quem acredita que, com o tempo, o casamento sempre pode se tornar ainda melhor!

Mas é claro que, assim como acontece com uma garrafa de vinho ao longo dos anos, é preciso todo um cuidado para que um casamento não desande e acabe azedando com o tempo. Esse cuidado que preserva a relação tem um nome: Amor. E não se trata apenas amor conjugal, mas também do amor que familiares e amigos nutrem pelo casal, torcendo para que tudo dê certo.

frufru

Que tal levar para a vida de casados um pouco desse amor, vindo das pessoas queridas que você convidou para o Casamento?

Neste rito, pensado com esta finalidade, o celebrante pega uma caixa bonita e ali coloca uma boa garrafa de vinho e cartas escritas pelos noivos, pelos seus parentes mais próximos e pelos padrinhos e madrinhas. A caixa é então lacrada, sem que os noivos tenham lido as cartas ali depositadas.

Passada a celebração, esta caixa ocupará um lugar de destaque na residência do casal, como uma recordação do grande dia.

Ela também lembrará o casal da escolha por um projeto de amadurecimento da relação, isto é, um compromisso assumido por eles de fazer do casamento algo que se torna ainda melhor com tempo.

Os noivos devem escolher qual o ano em que abrirão pela primeira vez aquela caixa.

Depois, em um aniversário de casamento quando finalmente aquele ano chegar (recomendo que os noivos esperem pelo menos 5 anos para abrir a caixa!), o casal abrirá a caixa para a leitura das cartas, e em seguida renovará seus votos de união, fazendo também um brinde com o vinho ali guardado.

cerimonia-do-vinho

frufru

Veja o que providenciar para realizar o rito da caixa de vinho em sua celebração:

– As cartas. Uma do noivo e outra da noiva, pelo menos. Pais, irmãos, padrinhos e madrinhas, também podem escrever algo profundo ao casal. Escolham pessoas que realmente os conheçam e que torçam muito pelo seu casamento! Votos personalizados também podem ir para caixa….

– Envelopes. Não são obrigatórios, mas podem ser deixados com alguém do cerimonial. Antes do início da celebração, e à medida em que as cartas vão sendo entregues, coloquem-nas em envelopes individuais e padronizados e as reúna sobre o altar.

– Uma garrafa de vinho de boa qualidade. Certifique-se de que a rolha está intacta e de que este é um vinho jovem, destinado a amadurecer com o tempo.

– Caixa para o vinho e as cartas, com cadeado ou fita para o lacre. Lembre-se de que a garrafa de vinho deve ser guardada deitada (para o vinho ter contato com a rolha, a fim de que ela não resseque e o vinho acabe oxidando).

– Aparador ou mesa. Ornamentado em harmonia com a decoração do ambiente da celebração, este móvel serve de apoio ao material acima relacionado.

cerimonia-do-vinho

frufru

Mas a caixa pode ser aberta antes…

Alguns casais também assumem que, em caso de alguma necessidade extrema que traga ao casamento um abalo profundo ou uma barreira de incompreensão que pareça instransponível, a caixa será aberta antes do tempo previsto. Esposa e esposo lerão as cartas, tomarão um pouco do vinho e depois disso, buscarão juntos a solução para aquele impasse.

Minha dica final é: depois de casados e faltando alguns dias para a data de abertura da caixa, preparem uma nova garrafa de vinho! Assim, depois da renovação dos votos do casal, as cartinhas e a nova garrafa poderão ser trancadas na mesma caixa, que aguardará por um novo aniversário de casamento para ser reaberta.”

frufru

Créditos:
Celebrante Cláudio Tolêdo

Contato: (31) 9 8418-6996 | (31) 3386-8974