Apesar das noivas mineiras serem muito tradicionais cresce a cada dia o número de casais que optam por celebrar a união fora da Igreja.

E uma das primeiras perguntas que surge ao se tomar essa decisão é: mas quem vai celebrar o ritual?

Quem é o celebrante de casamento?

Em seu site, Sandro Sampaio esclarece bem a questão: “Celebrante de Casamentos é o profissional que realiza cerimônias de casamento (e outras) para pessoas de quaisquer religiões, inclusive para pessoas que não sejam filiados a nenhuma religião específica, sejam elas solteiras, viúvas ou divorciadas; ele não é padre, nem pastor e nem rabino. Embora ministros religiosos (padre, pastor, rabino) também possam celebrar casamentos, eles não são Celebrantes Profissionais de Casamentos, pois seu dever precípuo é cuidar de uma comunidade de fé, o que não é o caso do Profissional de Celebração, que é chamado no exterior de Wedding Officiant.  A cerimônia que este Profissional realiza é chamada de celebração holística (ou ecumênica, neutra, poética, social) e é considerada uma “tendência moderna”, como afirma o Guia Festas (nº 51, p. 20), podendo ter um viés mais religioso ou mais personalizado, conforme o desejo do casal.

frufru

Esclarecida a questão a próxima pergunta é: onde encontro um celebrante pro meu casamento?

Eu passei por esse dilema e confesso que não foi nada fácil encontrar um celebrante aqui em BH. Hoje em dia as coisas são mais fáceis, muitos deles, inclusive, já tem até site. Mas na época do meu casamento (que só tem 2 anos) não havia nada disso. Era só no boca a boca e não haviam muitas opções (pelo menos eu não consegui descobrir). E para que vocês não enfrentem dificuldades nessa busca resolvi apresentar a vocês os celebrantes que eu conheci.

frufru

Nesse post vou apresentar os que eu conheço e já ouvi referências boas.

Sandro Sampaio

É um celebrante (wedding officiant), reconhecido internacionalmente pela American Marriage Ministries, que realiza casamento para pessoas de todas as confissões religiosas ou pessoas que não estejam filiados a nenhuma religião específica, inclusive divorciados, em sítios, buffets e lugares diversos. Possui Doutorado em Divindade (“Doctor of Divinity”) pela Corpus Christi Ecumenical Fellowship (USA) e Certificado de Cerimonial de Casamento pela RGS Cursos, sendo teólogo, mestre de cerimônias e escritor com várias obras publicadas. Tem muita experiância! Ao contratar o Celebrante Sandro Sampaio os noivos podem escolher inclusive os trajes usados por ele na cerimônia: terno ou túnica (“batina”). Eu ainda não tive oportunidade de assistir uma celebração dele, mas só ouço boas referências. Para conhecer mais um pouco dele veja essa celebração feita por ele:

frufruCelito Meier

Completou seus estudos de Filosofia e Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES), Instituto Santo Inácio (ISI), hoje FAJE (Faculdade Jesuítica)em Belo Horizonte, e obteve o mestrado em Teologia Moral também pelo CES, em 1999. Especializou-se em Educação, em Metodologia em Ensino Básico, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG), em Belo Horizonte. Atualmente é professor no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Já assisti duas cerimônias realizadas por ele e fiquei encantada. Ele é muito sensível e poético. Na minha opinião as celebrações do Celito são maravilhosas!! O difícil é conseguir uma data, a agenda dele é lotada!!

frufru

Padre André ((31) 9197-7343)

Foi o celebrante do meu casamento. Eu adorei e os convidados elogiaram muito!! A cerimônia do Padre André é basicamente uma cerimônia da Igreja Católica (em seu formato) mas ele altera e se adapta aos desejos e necessidades do casal. Ele me explicou que apesar de ser padre, ele está licenciado. Por isso pode fazer cerimônias fora da Igreja Católica (mas elas não tem “valor” para a Igreja). Padre André faz um ritual lindo, citando grande poetas  e situações do dia a dia. Indico muito!

celebrante de casamento

frufru

 Ministro Mariel Marra

Capelão formado pela Escola de Capelania Cristã e Teólogo formado pelo centro universitário Izabela Hendrix. Realiza cerimônias de casamentos e bodas em todo Brasil para solteiros e divorciados falando sobre a comunhão e o amor, sem ferir os princípios religiosos do casal e seus familiares, atendendo em sítios, residências, salão de festas etc. Ministro Mariel também está habilitado para celebrar cerimônias de casamento religioso com efeito civil (modalidade de casamento em que o cartório de registro civil expede uma habilitação para o casal realizar a cerimônia civil juntamente com a cerimônia religiosa). Na época do meu casamento cheguei a conhecer o Ministro Mariel mas não assisti uma celebração dele. Nesse vídeo mostra um pouquinho:

frufruKleber Kalvan

Kleber é um grande amigo! Filósofo formado pela PUC-Campinas, cursou também disciplinas de teologia na PUC-Campinas e de psicanálise na Unicamp. Celebra com aspecto humanista, poético, filosófico, sendo por isso, denominado celebrante social e humanista.  A cerimônia não tem valor civil nem religioso.  Celebra uniões homoafetivas, heteroafetivas, divorciados, religiões diferentes, sem religião, enfim, para todos os casais que desejam uma cerimônia de casamento personalizada, única, que o relacionamento do casal seja o centro do rito, e que o amor seja celebrado em todas as suas possibilidades. (E-mail: kkalvan@yahoo.com.br)

frufru

Celebrare Matrimônios

Escolher o celebrante do casamento é uma responsabilidade. É ele quem vai ditar o tom de um dos momentos mais importantes da sua vida. É importante que ele tenha o que dizer, que ele tenha o dom de conduzir a cerimônia de forma que ela toque os noivos, que ela chegue ao coração deles e que as palavras tenham eco na vida a dois que começa.
E por isso fico feliz em indicar a Celebrare Matrimônios para vocês. O Claudinei é um profundo conhecedor da alma humana e por isso sabe falar de amor de forma tocante.
Guia Celebrare Matrimonios 2
frufru

Cláudio Tolêdo

Vocês sabem que em BH não encontramos muitos celebrantes. São poucos e vejo muitas casais que acabam escolhendo um ou outro por falta de opção. Então quando “descubro” um celebrante que decide pela profissão por acreditar no casamento, no amor e que ainda por cima tem o dom da palavra e consegue sair do lugar comum, tenho que vir aqui correndo contar para vocês, né? Conheçam Cláudio Tolêdo!!!

 celebrante bh

frufru

Padre Yuri Cruz

Padre Yuri Cruz é Bispo ortodoxo, professor, servidor público estadual, poeta, filósofo, latinista, terapeuta, pós-graduado em Bioética e Educação e doutor em Teologia. Autor de vários textos sobre educação e espiritualidade, ele realiza cerimônias de casamentos ecumênicas por acreditar que o amor pode mudar a vida das pessoas.

Uma pessoa que é especializada nas relações humanas e que sabe o que dizer para cada casal. Que não tem um discurso pronto, mas tem crenças no amor que formam a base de cada uma das cerimônias que ele celebra.

celebrante de casamento

frufru

E o que eu indico para vocês, meninas, é que na hora de escolher seu celebrante, além de um bate papo pessoalmente, você procurem assistir à celebrações deles para que tenham certeza de que o que será dito terá relação com os valores e crenças de vocês.