Casamento tem que ter festa? Na minha opinião, não. Aliás, como eu já disse várias vezes aqui no blog e nos vídeo do canal essa história de “tem que ter” não existe.

Muitas vezes os casais não podem ou não querem fazer uma festa de casamento mas ficam se sentido inseguros, com medo dos convidados acharem mal educado da parte deles, acharem deselegante ou ficarem chateados. E ficam super sem graça ao dizerem que não farão festa, quase que pedindo desculpas aos convidados por isso.

Por isso, essa semana resolvi quebrar aqui esse estigma. Casamento sem festa é ok e muito legal também. Ninguém tem obrigação de fazer festa não, viu?

frufru

É feio não fazer festa de casamento?

O que é feio mesmo é fazer uma festa sem poder. Se endividar todo só para agradar as pessoas. E o pior, muitas vezes  o tiro sai pela culatra porque como a grana está curta essa festa corre o grande risco de ser um fiasco (pouca comida, pouca bebida, música de má qualidade…) e aí sim, seus convidados vão falar mal de vocês.

Mas se vocês forem honestos com as pessoas queridas e explicarem que não farão festa porque estão apertados financeiramente, duvido muito que alguém vá se chatear com vocês.

frufru

Informe seus convidados que não haverá festa

Muitas pessoas ficam chateadas não porque não vai ter festa. Mas porque acreditavam que ia ter. A mulherada se programa, faz dieta antecipada (só pra poder se esbaldar na sua festa), combina com as amigas de se encontrarem lá pra contarem casos, os casais que tem filhos convencem a sogra a ficar com as crianças para eles poderem se divertir tranquilamente com vocês e aí… não tem festa. Aí sim, rola aquela decepção. É a expectativa quebrada que gera a insatisfação das pessoas!

Para evitar isso, avise a todos, quando entregar o convite, que não haverá festa. Peça aos seus amigos e familiares mais próximos que avisem também. Deixe todo mundo avisado e preparado. Assim eles irão para a sua cerimônia com uma única expectativa: ver vocês se casando, torcer e emanar boas vibrações nesse momento.

frufru

Posso fazer lista de presentes?

Sim, porque não? Presente de casamento não é ingresso para festa. O convidado vai te dar um presente de casamento porque ele quer te fazer um agrado, porque é uma forma delicada de desejar felicidades para o casal. E isso independe de ele ser “recompensado” ou não com uma festa. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

A lista de presentes tem o intuito de facilitar a vida dos convidados caso eles queiram presentear os noivos. Da mesma forma que ninguém é obrigado a dar presentes de casamento, o presente não vale como moeda de troca pela festa. Não vamos misturar as coisas, né?

frufru

Posso fazer chá de panela?

Na minha opinião, pode sim! Se a sua ideia é propiciar um momento de celebração e compartilhamento entre as pessoas que ama, é claro que você pode fazer!

Mas se a sua intenção é fazer um chá somente para ganhar ítens para sua casa nova, aí eu realmente não acho uma boa ideia. Quando vocês decidem se casar tem que ter condições de “bancarem” essa nova vida. Não é legal depender da boa vontade das pessoas para isso.

Fazer um chá somente para arrecadar fundos ou presentes eu confesso que não gosto. Acho a ideia incrível quando a intenção é celebrar e compartilhar a alegria. Mas se a intenção é baseada num interesse financeiro… hum… não acho legal.

frufru

E para ver esse conteúdo em vídeo, é só clicar no play:

 

 

E aí, o que achou dessa ideia de ter um casamento sem festa? Já foi em algum? Pretende fazer o seu assim? Me conta! Amo saber as história de vocês!

frufru