Essa semana quero falar sobre um estilo de casamento bem polêmico:

O casamento por adesão.

Frufru

O que é casamento por adesão?

Esse termo está relacionado com a recepção que normalmente é realizada em restaurantes em que cada convidado recebe uma cartela e paga aquilo que consumir. É o famoso “cada um paga o seu”.

É o tipo de recepção mais polêmico de todas, muita gente ainda torce o nariz para esse estilo de festa. Já ouvi relatos de pessoas que ficaram tão chateadas ao descobrirem que teriam que arcar com os custos do que consumissem que foram embora da festa. Pode acontecer. Para minimizar isso, seguem algumas dicas…

casamento-por-adesao

frufru

Avise seus convidados

O que  mais incomoda os convidados é serem pegos de surpresa. Portanto, deixe cada um deles ciente de como funcionará a sua celebração. Eu até contei um caso no vídeo de um casal que nem carteira havia levado pro casamento e por isso não puderam nem ficar na festa. Ser pego de surpresa é o que mais incomoda e vai gerar burburinho. Explique, se possível, pessoalmente, a cada um deles que seu casamento será por adesão para evitar constrangimentos. Assim, só vai quem puder e gostar da ideia.

frufru

Posso ter lista de presentes?

Fazer uma lista de presentes não é o mesmo que pedir presentes. Pedir presentes, na minha opinião, é uma coisa bem desagradável. Mas fazer uma lista de presentes com o intuito de facilitar a vida de quem quer presentear vocês, é uma ótima ideia!

frufru

Posso convidar muitas pessoas?

Poder é claro que você pode, mas eu não te aconselho. Como esse é um modelo de recepção controverso, a minha sugestão é que você convide somente as pessoas mais íntimas e próximas, que realmente farão questão de celebrarem com vocês (pagando ou não).

As pessoas mais próximas  e íntimas vão, não só entender mas apoiar, vocês em qualquer modelo de celebração que optem por realizar.

frufru

A animação da festa de casamento é a mesma?

Em geral, não. Nas festas onde os convidados não tem que arcar com seus custos eles costumam se soltar mais. Eles comem e bebem mais, dançam mais, enfim, acabam aproveitando mais. Nas celebrações por adesão é comum que as pessoas fiquem mais contidas. Leve isso em consideração na hora de optar (ou não) por esse estilo de recepção.

frufru

O que mais eu preciso saber?

Como esse é um tipo de recepção muito polêmico e que, sim, desagrada muita gente, é importante que vocês estejam preparados para ouvirem comentários negativos, e para bancarem essa escolha sem se chatearem com as pessoas que podem discordar desse formato de festa.

frufru

O que dizem as regras de etiqueta?

As regras de etiqueta (vocês vão encontrar muito sobre isso na internet) são contra esse estilo de comemoração e pregam que você só deve convidar as pessoas para uma festa de casamento se tiver condições de pagar por tudo.

Eu particularmente não ligo muito para esse tipo de convenção social que não explica o porquê das coisas, mas se você gosta de seguir esse tipo de etiqueta, fique longe desse tipo de casamento.

frufru

Posso fazer chá de panela?

Claro que sim! O chá é uma forma gostosa de comemorar com as pessoas especiais. Mas se vocês não tiverem condições financeiras de pagar os comes e bebes do chá avalie com cuidado. Se coloque no lugar do seu convidado para ver se vocês não estão “impondo” muitos gastos para eles (presente, festa, comes do chá, presentes do chá, etc…).

Não é bacana quando o convidado fica com a sensação de que está sendo “usado” por vocês para montarem a casa e fazerem as comemorações, né?

Frufru

E se quiser ver esse conteúdo em vídeo é só clicar no play:


Frufru

Créditos:

Filmagem e edição: Compota IP / Make da Bel: Carla Ferraz