Imagine a leveza do campo ou uma suave brisa marítima embalando sua cerimônia de casamento. Decoração rústica com nuances de sofisticação, velas luzindo e convidados circulando em um espaço aberto. Parece um charme, não?

Você já deve ter visto em filmes ou presenciado o desenrolar de um casamento ao ar livre, que representa uma opção mais do que viável e desejada por muitas.

Está pensando nessa possibilidade para o seu e quer saber como colocar a ideia em prática? Então acompanhe essas dicas e veja como driblar os desafios!

como-escolher-o-local-ideal-para-minha-cerimonia-ao-ar-livre

frufru

Primeiro passo: a relação entre a data escolhida e a estação do ano

É isso mesmo! Primavera, verão, outono e inverno são as palavras que pesam na hora de tomar essa decisão. Isso porque o sucesso de uma cerimônia ao ar livre depende muito das intempéries climáticas, que podem complicar ou facilitar a logística do evento.

Nosso clima tropical favorece momentos mais que propícios para a empreitada, como luz natural perfeita para fotografias. Mas é preciso muita calma nessa hora! Deve haver um planejamento em cima da relação espaço x tempo.

frufru

Faça chuva ou faça sol: precauções devem ser tomadas

No Brasil a primavera tende a ser bastante chuvosa e o verão demasiado quente, com alto índice de proliferação de insetos. Se o casamento for planejado para essa época, medidas de precaução precisarão ser tomadas. Fornecer repelente, óculos de sol,  leques, lenços  e refrescos para os convidados é uma ação que deve ser considerada com especial atenção.

Se a cerimônia se estender até o final da tarde, o outono é a estação que pode proporcionar as fotos mais lindas, pois a luz do crepúsculo é horizontal e amarelada, o que resulta em um efeito visual deslumbrante. Dependendo da região do Brasil, o inverno tende a ser ameno, porém chuvoso e com ventos fortes.

frufru

Alugar ou não uma tenda: eis a questão

Bem, se o local for completamente aberto e não disponibilizar uma tenda, é bastante aconselhável que você alugue uma, nem que seja só para ter essa carta na manga, caso o tempo não ajude.  Há várias opções no mercado que vão de propostas clássicas a opções mais modernas — e até descoladas.

Com a tenda você pode brincar com tecidos e estilos de iluminação mais românticas ou rústicas e pode pendurar velinhas ou mini arranjos de flor na estrutura de suporte.

decoracao-ar-livre

frufru

Madeira: sim ou com certeza?

Seja para projetar um ambiente mais tradicional ou para inovar e mostrar algo personalizado, a mistura entre materiais como ferro e madeira ou vidro e madeira na hora de compor o cenário é uma aposta ganhadora. A madeira traz charme à cerimônia, dando um equilíbrio ao cenário.

O que vale aqui é criatividade e muita pesquisa de referências!

frufru

Casamento ao ar livre: informe seus convidados

Geralmente, quem opta por realizar o casamento ao ar livre está em busca de mais liberdade na hora do planejamento. É muito importante, entretanto, que os convidados saibam o estilo do evento de antemão, para que possam usar sapatos e roupas  adequadas e confortáveis.

Você não vai querer suas madrinhas caminhando na grama de salto agulha, certo? Então, dependendo do que você escolher para o grande dia, talvez seja  uma boa ideia incluir uma nota explicativa no convite.

frufru

Gostou das ideias? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e opções que preparamos para auxiliá-la nesse momento tão encantador.