Uma festa boa tem uma relação direta com comida boa, principalmente para os mineiros. Por isso as pessoas se preocupam tanto com os buffets para casamento, afinal, eles podem ser o comentário da sua festa – tanto positiva quanto negativamente.

Para quem está noiva, a escolha não é nada fácil, no meio de tantas atribuições e detalhes para olhar.

Para te ajudar nessa escolha importantíssima, fiz uma lista com 7 dicas essenciais do que você precisa analisar. Porque não basta a comida oferecida pelo buffet ser gostosa. Existem outros critérios essenciais que o profissional deve oferecer para merecer sua confiança.

mini wedding MG

frufru

1. Variação do cardápio

Você deve escolher um cardápio variado, com diversas opções de salgados e doces. Claro que é muito importante respeitar aquilo que cabe no seu orçamento, então cuidado com a empolgação para não passar sufoco depois. Mantenha o foco no sabor, isso é o que realmente importa.

Faça escolhas variadas. Por exemplo, não escolha muitos salgados com frango ou muitos com carne. Vá sempre anotando no papel que tipos já escolheu para ir se orientando. A nossa tendência é escolher um monte daquilo que gostamos mais, sem perceber. Quando vai reparar, percebe que escolheu cinco tipos de salgados com azeitona e nenhum com camarão, por exemplo. Portanto, vá anotando o ingrediente principal de cada uma das escolhas que fizer e analise.

Além disso, vale a pena considerar qual é o estilo do casal e da festa. Se for um casamento clássico, opte por um buffet que ofereça os salgados e doces nesse estilo, mas também adeque, se sua recepção for mais casual e simples.

Lembre-se de incluir comidinhas para os variados tipos de convidados: alérgicos, vegetarianos, veganos, fitness…

frufru

2. Defina o tipo de serviço

Os buffets normalmente oferecem tipos de serviços variados, como o americano, franco-americano, à francesa, etc.

Você pode (e deve) alinhar isso antes do grande dia. Se não souber o que é, o próprio buffet pode te ajudar a entender melhor e definir qual deles se adequa melhor ao espaço e ao estilo do seu evento.

Tudo vai depender da formalidade/informalidade da sua festa e de como quer que ela funcione.

frufru

3. Veja o que ele oferece

Alguns buffets oferecem mesas e cadeiras, toalhas ou alguns adicionais que não são comuns em todos os casamentos. É muito importante checar isso antes de fechar o contrato. Assim você consegue saber o que está incluso no pacote e o que vai precisar contratar por conta própria.

Cuidado ao comparar orçamentos de empresas que oferecem “pacotes” diferentes. De repente aquele que à princípio parece mais caro, pode ser na verdade o mais barato pelo tanto de coisas que oferece.

Coloque tudo na ponta do lápis para fazer as contas de forma adequada, fazendo uma tabelinha. Inclua a quantidade de garçons, a louçaria que será utilizada, e tudo mais que cada buffet oferecer. Assim você poderá fazer uma comparação mais justa e reconhecer qual é efetivamente a melhor relação custo  X benefício, antes de fechar o contrato.

buffet casamento

frufru

4. Faça degustação

Para saber o nível de serviço oferecido, não abra mão de fazer uma degustação. Essa é a melhor maneira de ter uma primeira impressão e escolher quais opções você vai querer na sua recepção.

Mas não se contente e ache que isso é tudo. Procure saber de alguém que já fechou com esse buffet, se o serviço oferecido no dia da festa foi como o da degustação e o que eles acharam da experiência. Pedir referências é essencial para saber como o buffet funciona realmente diante de muitas pessoas.

Fazer uma degustação para duas ou três pessoas é muito mais fácil do que servir 200, não é mesmo? Faça essa checagem.

frufru

5. Apresentação da comida

Uma comida inesquecível tem que ser gostosa, mas a apresentação também pode contar muito, concorda?

Então fique de olho a esses detalhes, como o tipo de louça que é usado, como os salgados serão servidos, etc. Pode parecer bobagem, mas esses detalhes fazem toda diferença!

Primeiro a gente “come” com os olhos, e só depois com a boca. Uma comida com uma boa apresentação ganha muitos pontos!

 

frufru

6. Número de garçons

Uma festa bem servida precisa do número de garçons ideal para que a comida e a bebida chegue a todos, não é? Cheque com o buffet qual é o número de garçons que eles disponibilizam e veja se isso é compatível com o número de convidados que você tem.

Para ter uma noção, o ideal é ter um garçom para 7 a 10 convidados. Mas isso vai depender de ouras variáveis. Por exemplo, a quantidade de bebidas que vocês vão oferecer, e até mesmo como é o espaço. Um espaço com muitas divisões precisa de mais garçons. Já um espaço mais amplo e aberto garante um serviço mais ágil.

Lembre-se de tudo o que será servido na hora de definir a quantidade de garçons. Comidinha da madrugada? Carrinho de sorvete? Reposição da mesa de doces? Para tudo isso será necessário contabilizar profissionais.

buffet casamento

frufru

7. Verifique o tempo de atuação do buffet

Nenhuma noiva quer passar por imprevistos com o buffet, supondo que ele vá a falência ou ele não entregue o que prometeu. Pois bem, para ficar mais tranquila quanto à contratação, não deixe de ver se o buffet é antigo no mercado, pois isso pode diminuir a sua preocupação, já que ele construiu uma reputação sólida.

Você também deve buscar referências sobre ele em blogs confiáveis, em revistas ou até com outros fornecedores do seu casamento, assim você fica sabendo qual é a “fama” do buffet antes de fechar.

Como você já sabe, o buffet para casamento é um dos pontos mais importantes na organização da festa. Além disso é um dos ítens mais caros, portanto, tome o cuidado que ele merece.

Aqui no blog tem um post só com dicas do que fazer para se precaver desse tipo de situação, veja aqui.

frufru

Se você ficou com alguma dúvida ou se você quer algum esclarecimento específico sobre a escolha do buffet, não deixe de comentar abaixo. Estou aqui para ajudar você a fazer desse dia um momento ainda mais inesquecível.