Esse tipo de recepção pode ser bem elegante e sofisticado. Mas a maior de suas vantagens é o fato de ser bem econômico. É ideal para quem não quer ou não pode gastar muito mas ao mesmo tempo não quer deixar de comemorar o momento.

A principal característica desse formato de recepção é o tempo. O “bolo com champagne” ou “receptivo” pressupõe uma recepção rápida, de duas ou três horas.

bolo com champagne

O ideal é transformar sua recepção num momento bem aconchegante e íntimo. O local deve ser o mesmo da cerimônia – ou bem próximo dela. Pode ser o salão da igreja, um jardim bonito ou mesmo na casa dos noivos ou amigos.

Muita gente pensa que nesse tipo de recepção não pode haver música. Não é verdade! É claro que um DJ animadão e uma banda de baile não combinam com a proposta, mas uma voz e violão tocando MPB de qualidade ou mesmo um grupo de chorinho se enquadram muito bem!

Na decoração você também economiza porque a ideia é que os convidados circulem pelo ambiente. Poucas mesas (só mesmo para apoiar copos e pratinhos) e algumas cadeiras (ou bancos ou pufes) compõem o mobiliário.

Já no buffet a opção pode ser somente pelo bolo e o champanhe, mas não é errado adicionar outros doces e até mesmo alguns salgadinhos no início – fazendo uma espécie de mini coquetel. Água e refrigerantes também são boas pedidas. Contratar garçons também é imprescindível.

O “bolo com champanhe” ou “receptivo” se encaixa perfeitamente no período diurno.  É interessante evitar a noite e o horário de almoço para esse tipo de recepção pois as pessoas comem mais nesses períodos.

É legal informar no convite o estilo de recepção que você está preparando para seus convidados não criarem expectativas em relação a uma festa madrugada adentro. Você pode colocar algo do tipo: “Após a cerimônia os noivos receberão os convidados para um brinde em tal lugar“.

bolo com champagne

A festa se desenrola da seguinte forma: logo após o casamento os noivos vão para o salão (não demore, lembre-se que sua recepção durará pouco) e cumprimentam os convidados. Depois fazem o brinde (alguém pode ser convidado a dizer algumas palavras nesse momento – adoro!) e cortam o bolo. Após isso a noiva joga o bouquet.

Neste tipo de recepção, geralmente calcula-se a quantidade de 1 garrafa de espumante a cada 2 convidados (porque é servido do início ao fim).

Na saída podem ser servidos bem-casados ou outra lembrancinha a gosto do casal.

Ah, e lá no meu canal do You Tube, fiz um vídeo falando sobre esse tipo de recepção, vem ver!

Frufru

Fotos: Syle me pretty e chris van dolleweerd