Já que hoje é sábado e eu estou no maior clima oba-oba, vou falar sobre um assunto que é só alegria – as quantidades das  bebidas da sua festa de casamento!! Alegria para quem bebe, né? Para quem não bebe ou para quem tem que pagar por esse mundaréu de bebidas nem é lá assim um assunto muito divertido, hehe.

Brincadeiras à parte, sei que as bebidas geram muuitas dúvidas e muita dor de cabeça (não tô falando de ressaca, gente!) nos noivos. Mas vou tentar esclarecer alguns pontos.

quantidade-bebidas-casamento

 

 

frufruAs bebidas mais comuns são:

  • Whisky
  • Espumante
  • Vinho
  • Vodka (geralmente em caipis ou drinks)
  • Cerveja
  • Energéticos
  • Refrigerante
  • Água
  • Tonelzinho de pinga para cantinho mineiro ou caipirinha
  • Garrafas de licor para mesa de café

frufru

A maior dúvida é em relação à quantidade de cada uma.

E esse número é sempre uma incógnita. Sim, uma incógnita (desculpe decepcioná-las)! E isso porque cada festa é única. Não é o tipo de coisa que dá pra prever.

Pode ser que a noite do seu casamento esteja mais friazinha e que a maior parte dos seus convidados resolva beber uísque. Mas pode ser que esteja um calor danado e eles optem, em sua maioria, pela cerveja gelada.

Mas pode ser também que a cerveja não esteja tãão gelada assim e eles acabem ficando no refri! Pode ser que o DJ da sua festa arrase, seus convidados fiquem empolgadíssimos e bebam bem mais do que o costume. E pode ser que a maior parte dos seus convidados seja mais tranquila e prefira curtir a festa sem se embebedar.

Ou seja, a quantidade de variáveis é enorme! Varia de acordo com o clima, com o perfil dos convidados, com a animação da festa, e por aí vai… Então não adianta basear a quantidade de bebidas da sua festa pela proporção usada pela sua vizinha.

quantidade-bebidas-casamento

frufru

Mas algumas previsões a gente consegue fazer!

Claro que dá pra prever algumas coisas, portanto, alguns pontos a levar em consideração:

  • No frio, aumenta-se o consumo de vinho tinto e de whisky.
  • No calor, aumenta-se o consumo de cerveja e de espumante.
  • Geralmente em uma festa à noite as pessoas bebem mais do que durante o dia (mas isso também pode ser relativo).
  • Considere o estilo da sua festa. Por exemplo, se você pretende dar uma festa de arromba com DJ e banda, e vai ter um bar com vários drinks, e se seu público é mais jovem, provavelmente as pessoas vão beber mais vodkas, caipis. Se você vai colocar uma música ambiente e vai servir apenas cerveja e espumante, considere um aumento destas bebidas. Na festa do estilo “bolo com champanhe”, em que o espumante é servido do início ao fim da festa, considere o cálculo de 1 garrafa para cada 2 pessoas.
  • Se você for contratar barman, procure saber quais drinks estão mais “na moda”, atualmente as caipis e os mojitos são as mais servidas em casamentos.
  • As chamadas “bebidas digestivas” (como licor) são o ápice da festa, mas nem sempre são oferecidas. Algumas pessoas preferem chá ou mesmo o tradicional cafezinho após o jantar. Fica a seu critério decidir se haverá ou não licores na sua festa.
  • A quantidade de bebidas também varia muito de uma região pra outra, devido às culturas locais.
  • O perfil dos convidados varia muito e isso deve ser levado em conta também. Quantidade de mulheres X homens, jovens x adultos, preferências pessoais, etc.

quantidade-bebidas-casamento

.

frufru

Cuidado com os palpites

Cada pessoa com a qual você conversar vai te dar uma opinião diferente: “No casamento da minha sobrinha compramos X de espumante e faltou!” “Ah, no aniversário da amiga da minha cunhada, sobrou muito whisky”. Enfim, ouça com carinho todos os “conselhos” dos parentes e amigos mas não se deixe enlouquecer.

A melhor ideia é sempre seguir os conselhos do seu buffet + cerimonial, que são as pessoas com vasta experiência no assunto. E leve em conta o clássico “é melhor sobrar do que faltar”. Faltar bebidas em uma festa é uma saia muito justa.

A opção de consignar bebidas também é uma ótima solução. Não vai lhe custar sobras e não vai lhe deixar faltar bebidas. Funciona da seguinte maneira: você pode levar bebidas extras, e as bebidas não geladas e não violadas podem ser devolvidas , sendo que o valor correspondente é devolvido. Muitas distribuidoras oferecem essa opção para os noivos.

Aí vai a quantidade de bebidas sugerida pela maioria dos buffets e distribuidoras. Mas eu reforço: isso é só uma sugestão! Discuta com seu cerimonial e buffet para avaliarem juntos as particularidades da festa de vocês:

frufru

Vamos às quantidades?

ESPUMANTE/VINHO BRANCO: 1 garrafa para cada 2 pessoas (se houver cerveja e bar de caipirinhas/drinks, essa quantidade pode cair para 36 garrafas a cada 100 pessoas, ou até 1 garrafa a cada 3 pessoas)

VODKA: 1 garrafa para cada 10 convidados (deve-se considerar o número de jovens)

CERVEJA: Se na festa tiver apenas cerveja, refri e água, calcule uma garrafa de cerveja por convidado (600ml). Se tiver também espumante e vinho, calcule 1 garrafa para cada 4 convidados. Se além de tudo ainda tiver whisky, calcule 1 garrafa para cada 6 convidados.

COQUETEL DE FRUTAS: uma garrafa de 750 ml para cada 25 convidados (havendo também cerveja e espumante)

WHISKY: 12 garrafas a cada 100 convidados.

VINHO TINTO: Considerando o vinho tinto apenas no momento em que é servido o almoço ou jantar, 1 garrafa pra cada 7 pessoas em uma festa com lugar para todos se sentarem.

frufru

E para acompanhar esse conteúdo em vídeo é só clicar no play:

 

frufru