Que casamento, hein? Milhões de pessoas acompanharam nesse sábado, 19 de maio, o casamento real entra Meghan Markle e o Príncipe Harry.

Eu pesquisei tudo sobre eles, analisei o casamento sob vários aspectos e ângulos e vim aqui agora contar para vocês cada um dos detalhes desse casamento que para muitos pareceu mais um conto de fadas!

Venha saber mais sobre a noiva que arrebatou o coração do mundo e se casou com o Príncipe queridinho da realeza britânica, e tudo sobre a cerimônia de casamento mais badalada de 2018.

frufru

Quem é Meghan Markle

Meghan agora é a Duquesa de Sussex! Mas até semana passada ela era Rachel Meghan Markle, nascida em 1981, Em Los Angeles, na Califórnia. Ela tem 36 anos e é, ou melhor, era, atriz. Participou de alguns filmes e séries, e o mais conhecido deles foi seu papel como Rachel, uma advogada na série Suits.

Meghan é, ops, era de novo, feminista, lutava pela igualdade de gêneros e sempre se envolveu em causas humanitárias.

Ah, e uma curiosidade: sabia que Meghan também já foi blogueira? Sim! Ela teve um blog onde falava sobre moda, comida e viagens mas apagou o mesmo logo após o início do seu namoro com o Príncipe Harry.

Uma mulher independente, com muita personalidade e divorciada. A mídia fez um enorme alarde em relação ao fato de Meghan ser divorciada mas a família real não se manifestou sobre o assunto e parece não ter se importado com isso.

Meghan é filha do segundo relacionamento de seu pai e tem dois meio-irmãos, frutos do primeiro casamento de seu pai. Após o início do namoro com o Príncipe, o meio irmão de Meghan, Thomas Jr., entregou uma carta à imprensa, destinada à família real. Nessa carta ele dizia que sua irmã é vaidosa, superficial e que deve dinheiro ao pai. E ainda completou que Harry não deveria se casar com ela, “ela vai envergonhar sua família”.

Como se não fosse suficiente, a mídia divulgou que Samantha teria também dito coisas ruins sobre Meghan, como o fato dela ser mandona e outras coisinhas mais. As duas não se falam desde 2008 e agora a irmã está escrevendo um livro sobre Meghan. Meses depois Samantha dessa polêmica veio a público dizer que isso foi invenção da mídia e que adoraria ser convidada para o casamento real.

Acha que os babados pessoais acabaram? Ainda não! Nos últimos meses a Duquesa ainda se desentendeu com o pai. Thomas simulou fotos fazendo exercícios físicos e se deixou ser fotografado por paparazzis. Alegou que fez isso para passar uma boa imagem e ajudar a filha. Mas os tablóides o acusam de ter feito as fotos simplesmente para ganhar dinheiro. Logo depois dessa polêmica Thomas precisou passar por uma cirurgia cardíaca.

Ou seja, muita, mas muita confusão. Por tantos desentendimentos, o único parente da Duquesa presente no casamento foi sua mãe.

frufru Um pouco sobre o apaixonado Harry

O que pudemos perceber em todo esse período de noivado e casamento foi que Harry se mostrou um verdadeiro romântico. Sabe como aconteceu o pedido de casamento deles?

Em um dia aleatório, estavam os dois fazendo um frango em casa. De repente Harry se ajoelhou e pediu a namorada em casamento. Sem alarde, mas com muito romantismo, ali mesmo na cozinha.

E tem mais. O anel de noivado, com o qual o Príncipe pediu Meghan em casamento foi desenhado por ele!! E cheio de significado que é o que a gente mais gosta! A pedra principal é de Bostwana, na África, que foi o destino da primeira viagem deles. Fofo, né?

E as pedras laterais, eram de Diana, mãe de Harry, falecida em agosto de 1997. Um jeito que o filho encontrou de trazer a mãe para perto nesse momento. De acordo com ele, Diana e Meghan seriam melhores amigas, se ela ainda estivesse por aqui.

Fala que esse cara não tem um coração enorme?

Outra coisa que chamou a atenção e demonstrou mais uma vez a sensibilidade de Harry, foi o fato do noivo ter colhido, na véspera, as flores para o bouquet de Meghan. No jardim do castelo ele recolheu alguns miosótis, que inclusive, eram as flores preferidas de sua mãe, Diana. Mais uma forma de incluir a mãe no dia do casamento.

São os detalhes que fazem toda a diferença!

Vamos falar do casamento?

frufru

A noiva – Meghan Markle

Elegância. Essa foi a palavra que resumiu essa noiva. Para a celebração religiosa, Meghan usou um vestido de noiva minimalista, da grife Givenchy, branco (nada de off white ou similares, é uma das regras reais) e que custou meio milhão de reais. Com um lindo decote canoa, quase ombro a ombro (outra regra é não poder se casar com os ombros à mostra!), o vestido era sequinho, clean, e com um caimento impecável. Nada de rendas ou bordados.

Exceto pelo véu, que era bordado com flores. As flores representavam os 53 países da Commomwealth. E os artesãos que fizeram esses bordados, tinham que lavar as mãos de 30 em minutos, para não correram o risco de sujarem o vestido! Uau, isso é que alta costura!

Como acessórios, Meghan usou um bracelete maravilhoso de diamantes da Cartier e brincos discretos, também da Cartier. O fato dela usar um bracelete foi bem atípico, não é comum noivas da realeza usarem esse tipo de acessório no casamento.

A noiva usou um coque, num estilo um pouco mais despojado, com alguns fios soltos e franjinhas de lado. No alto da cabeça, uma tiara com um broche de diamante do século XIX. Mas a tiara não era de Meghan, se sim da tia do noivo, a rainha Mary.

Um bouquet era bem pequeno, com as flores colhidas pelo noivo na véspera, todo em verde e branco. Mais clássico, impossível. Não chamava atenção e ocupava seu lugar de acessório delicado.

A maquiagem da noiva também segui o estilo clean. Nada de reboco na pele! É possível ver nas fotos, inclusive, as charmosas sardas da Meghan. Batom bem clarinho, pele bem natural.

Estava lindíssima. As mulheres da realeza não podem carregar na maquiagem, essa é mais uma das regras. E Meghan seguiu à risca. Estava belíssima, e bem no estilo “eu mesma”.

frufru

A cerimônia de casamento

Começou pontualmente, às 12 hs. Os convidados foram chegando na hora anterior. Às 11:550 chegou a Rainha Elizabeth e logo em seguida, a noiva. Nessa hora todos os convidados já estavam posicionados em seus lugares, que por sinal, eram marcados. Muitas celebridades estavam presentes, como David e Victoria Beckham, George e Amal Clooney, Oprah Winfrey e o cantor Elton John.

Aconteceu na Capela de São Jorge, para 600 convidados selecionadíssimos. A igreja tem o estilo gótico e estava lindamente decorada com muito verde e poucas flores. Vimos aí, mais uma vez, a leveza de uma decoração clean, sem exageros. A união da simplicidade e da sofisticação.

Meghan fez o trajeto de carro ao lado de sua mãe que estava visivelmente emocionada e encantou a todos ao não conseguir mais segurar as lágrimas, assim que chegou à Igreja. Doria England estava muito elegante, com um look verde claro, tamanho mid e um chapéu mais discreto. Ah, e ela não tirou seu piercing do nariz para a cerimônia – o que chocou os mais conservadores.

Foi nesse momento que todos pudemos ver as primeiras imagens da noiva.

Na hora – tão esperada – da sua entrada, mais uma quebra de protocolos. Aliás, duas. A primeira: a trombeta foi tocada, pela primeira vez, por uma mulher. E a segunda foi o fato de Meghan ter entrado sozinha até a metade da Igreja. Em seguida, ela se encontrou com o Príncipe Charles, que a conduziu até o altar. Mas ao chegar perto do altar, ele se retirou e ela foi sozinha encontrar Harry. Foi a primeira vez que a noiva não foi “entregue” ao noivo pelo seu acompanhante.

Sobre o pai não ter comparecido ao casamento, dias antes, Meghan escreveu um comunicado dizendo que devido à cirurgia cardíaca, o pai está precisando de espaço para cuidar de sua saúde. Já o Príncipe Filipe, de 96 anos de idade e que está se recuperando de uma cirurgia no quadril, compareceu!

As damas e pajens (eram 10 no total – entre eles, Charlotte e George, filhos de Kate Middleton e do Príncipe William) entraram logo após a noiva, segurando seu véu (já comentei que o véu tinha 5 metros?).

O papel de segurar a cauda ou véu da noiva é da Madrinha da noiva, mas Meghan optou por não ter uma madrinha. Ela disse que tem amigas demais e que seria difícil escolher uma só.

Já Harry teve seu padrinho, que entrou junto com ele na cerimônia e que foi quem levou as alianças, o Príncipe William.

Na cerimônia de casamento o que mais chamou a atenção foram os olhares apaixonados e toques furtivos nas mãos entre os noivos. Ambos demonstravam claramente estarem muito apaixonados e sorriam muito. E você deve ter visto na internet a leitura labial que foi feita do momento em que Harry fala com a noiva o quanto ela está maravilhosa e o quanto ele se considera um homem de sorte.

O Bispo Michael Curry fez um sermão com entonação apaixonada falando sobre o poder do amor e citou Martin Luther King – o que foi bem surpreendente para um casamento real. Logo em seguida o coral Kingdom Choir cantou Stand by me e emocionando a todos os presentes.

No momentos do votos, assim como Diana e Kate Middleton também o fizeram, Meghan não jurou obediência ao Príncipe (o que era bem comum nos votos antigamente). Os votos dos noivos foram iguais e eles juraram se amar, confortar, honrar, proteger e serem fiéis. 

Outra novidade é que Harry vai usar aliança também. O uso da aliança não é obrigatório para os homens da realeza, mas ele optou por usar. Seu pai, o Príncipe Charles também usava em seu casamento com Diana, e usa atualmente, pelo seu casamento com Camila Parker. Já o irmão, William, opta por não usá-las.

Kate Middleton chamou a atenção dos internautas por ter usado um vestido em tons de pérola, mas que por ser bem claro, parecia ser branco em alguns momentos. As pessoas ficaram bem incomodadas, mas usar tons claros em casamentos não é raridade nos casamentos reais e muitas convidadas costumam fazê-lo.

Outro aspecto levantado em relação ao traje escolhido por Kate foi o fato dela já ter usado o vestido em duas outras ocasiões. Alguns consideraram a atitude da Duquesa como descaso para com o casamento do cunhado, outros já viram com bons olhos “ela repete roupas, como pessoas normais!”.

frufru

Getaway ride

Ao final da cerimônia, os noivos deram o tão esperado beijo, na escadaria da Capela.

Como de praxe, após o casamento, os noivos saem em procissão pela cidade, em uma carruagem, sorrindo e acenando para a população que se amontoa à espera da oportunidade de ver de perto o mais novo casal. Com Meghan e Harry não foi diferente, com uma bela escolta policial eles fizeram o passeio pela cidade, pelos 25 minutos estipulados, sorrindo, felizes.

frufru

O almoço da rainha

Após a belíssima cerimônia todos os convidados foram convidados pela Rainha (sim, é ela quem convida, inclusive para o casamento) para um almoço no Castelo de Windsor. Dessa vez não houve um almoço formal, a recepção teve um caráter mais informal ( se é que isso é possível quando se trata de uma recepção real!) com comida volante, com os próprios convidados podendo se servir e sem as “mesas postas” para almoço.

O bolo escolhido pelo casal foi mais uma quebra de tradição. Eles abriram mão do clássico glacê real e  escolheram um bolo de sabor limão e flor de sabugueiro (uma flor típica da região), cobertura de creme de manteiga e decorado com flores frescas! O bolo foi feito por Claire Ptak, dona uma confeitaria que fica em uma região descolada do leste de Londres.

E a Meghan jogou o buquê para suas amigas solteiras? Claro que não. A tradição manda que os buquês sejam colocados no túmulo do Soldado Desconhecido, na Abadia de Westminster. O Soldado Desconhecido foi um soldado britânico não identificado morto em batalha na Primeira Guerra Mundial, que virou símbolo dos outros mortos na guerra.

Depois do almoço, pausa para os convidados trocarem de roupa e à noite, vem a festa! Meghan usou na festa um belíssimo vestido feito por Stella McCartney, com gola alta e ombros de fora (na festa pode!). O mesmo estilo minimalista, clean e extremamente elegante do primeiro vestido!

frufru

A lua de mel

E lua de mel, vai ter? SIM!

Meghan está cuidando pessoalmente do roteiro, como um presente para o Príncipe Harry e a viagem está custando cerca de 160 mil dólares! Até o presente momento eles ainda não divulgaram qual será o destino, cena dos próximos capítulos!

frufru

E tem vídeo no canal onde eu comento sobre cada um desses detalhes!!! Se você gosta de conteúdo em vídeo, é só dar o play 😉