O título desse post não poderia ser outro. Um casamento personalizado como esse, onde cada detalhe foi pensado com minúcia, reverberou a importância do amor próprio.

Demorei para concluir o post desse casamento porque foi punk selecionar só algumas fotos (cliques da Ana Slika, né mores? Complica a vida.) Mas estava louca para mostrar todos os detalhes desse casamento personalizado.

Na época do casamento da Fernanda e do Mateus eu postei lá no insta o videozinho onde a Fernanda mostra o que ela fez na hora clássica de jogar o bouquet. E foi um furdúncio! Todo mundo ficou encantado como ela conseguiu fazer desse momento, uma homenagem à todas as mulheres. Mas não vou dar spoiler não, vem saber mais e se encantar com tantos “não tem que” que eles conseguiram colocar na prática!

frufru

“Com incentivo da Ana Slika, que diga-se de passagem é a melhor fotógrafa de BH, resolvemos compartilhar a história do nosso casamento com você. Além de ter sido um dia de muito amor e emoções como, tivemos momentos marcantes.

Como nos conhecemos

Nos dois estudávamos em Ouro Preto. Mas fomos nos conhecer apenas em Uberlândia, em um dos últimos vestibulares aplicados da UFOP antes da implementação do Enem.

Nosso primeiro diálogo foi único e hilário. Perguntei ao Matheus o que ele fazia na época e ele respondeu que havia acabado de começar o mestrado em Ciência da Computação na UFOP. Eu prontamente afobada respondi que há dois meses atrás havia estado no baile de formatura deste curso e que tinha me divertido muito. Porém houve um momento inoportuno onde os formandos do baile subiram para cantar e tocar no palco. Neste momento, falei que o tecladista da tal “banda” era muito ruim e tocava bem mal… Obviamente o destino, mesmo que não fosse o final, tratou de escolher o Matheus como sendo o tecladista daquela noite e dono de todos os meus sorrisos e micos ao longo desses últimos nove anos…

OBS: Para representar este momento, nós dois subimos ao palco no dia da festa do nosso casamento. Matheus com seu teclado e eu dessa vez no vocal, para passar vergonha juntos. Fizemos a performance da música que tocou no dia: “ Pescador de Ilusões do Rappa”.

frufruMão na massa

Nós fizemos muita coisa em nosso casamento, a maioria mimos para os nossos convidados para que eles já sentissem acolhidos e fossem entrando no nosso universo do casamento.

Fizemos um saquinho surpresa para os hóspedes do Shangrilá, que tinha batatinhas, água, balas, suspiro e outras coisinhas.

Os convidados que foram nas vans que contratamos receberam balinhas para irem se adocicando pelo caminho.

lembrancinhas-casamento-personalizado

Além disso, fomos responsáveis por toda identidade visual do nosso casamento, convite personalizado para cada padrinho, caneca, convite principal, cardápio, menu… Tudinho. Acho que conhecemos todas as gráficas do mercado novo agora.

identidade-visual-convite-casamento lagrimas-de-alegria

Em frente a mesa da família, tivemos a nossa mesa e nela tínhamos letreiros que fizemos em MDF com os nossos apelido.

Os presentes trocados enquanto nos arrumamos também foi DIY, eu preparei uma caixa com guloseimas, casquinhas e um pote de sorvete. Paixão do Matheus. Ele fez um barquinho de papel para mim, que é minha tatuagem e tinha minhas balas preferidas de ursinho.

presente-noivo-para-noiva

O mimo que o Mateus fez para a Fê no dia do casamento.

noivo-recebe-presente-making-of-032

E a caixinha cheia de guloseimas que a Fê mandou pro Mateus.

Fizemos também as lembrancinhas finais, caixinhas para bombons com os dizeres: “Só foi bom porque você veio!” e vidrinhos com spray de essência com os dizeres: “Espalhe amor”. Durante a festa, o aroma desta essência era espalhado pelo ar para que as pessoas também tivessem uma memória olfativa de nossa festa.

cheiro-perfume-do-casamento

O cheirinho que era espalhado pela festa!… Ideia maravilhosa.

A mãe do noivo fez um bastidor bordado que ficou na entrada para gente e a mãe da noiva escolheu a pedra ametista para entrada das nossas alianças.

porta-aliancas-bastidor-bordado

Bastidor bordado com as iniciais dos noivos.

frufruCerimônia

Tivemos uma cerimônia celebrada por um grande amigo nosso, Thiago (Bob).

Não tivemos acesso ao texto dele previamente, pois queríamos viver a emoção junto com os convidados. Só falamos pra ele que queríamos uma cerimônia que retratasse sobre como o amor é pra todo mundo e se manifesta de diferentes formas.

Por esse motivo, inclusive, fizemos uma entrada de padrinhos diferente, eles foram divididos em trios e duplas, que representavam os nossos grupos de amigos, irmãos, primos, casais queridos por nós. Por isso, tivemos homem com homem, mulher com mulher, casais com amigos… Foram 42 pessoas no total!

Minha irmã, Paula, preparou um texto que falava sobre mim e o Matheus, inclusive foi um dos momentos que mais chorei.

A cerimônia foi linda, muita gente chorou, mas o noivo ganhou, chorou do início ao fim…

O momento dos nossos votos, foi muito especial e é comentado até hoje por várias pessoas. Além disso, as avós do Matheus foram nossas daminhas e trouxeram as nossas alianças, o que também emocionou muita gente. Muitos disseram que não queriam que a cerimônia acabasse…

entrada-avos-aliancas-casamento

avo-leva-alianca-casamento

É lindo demais quando a gente inclui as pessoas que amamos na celebração, né?

avo-entrega-imagem-noiva

frufru

Sala de Doces e museu

Nossa decoração foi feita pelas mãos da Ana, que entendeu perfeitamente todas as nossas escolhas e gostos. A gente queria que ela decorasse nossa vida para sempre, de tão bonito que ficou…

Mas a ideia mais legal foi que ela topou fazer um mini museu na nossa sala de Doces. Eu e o Matheus somos extremamente ligados aos nossos avós e infelizmente a maioria deles já não está mais aqui. Queríamos homenageá-los de alguma forma em nosso dia, mas optamos por não colocar fotos, pois elas poderiam provocar uma lembrança mais dolorosa. Por isso decidimos inserir objetos pessoais de cada um que remetessem a memórias divertidas e afetuosas. Todos os nossos familiares ficaram encantados e se emocionaram muito com a surpresa.

museu-homenagem-casamento-personalizado

detalhes-decoracao-casamento-personalizado detalhes-maquina-de-escrever-decoracao-casamento

frufruHora do Bouquet

Eu e o Matheus vamos a muitos casamentos, e com certeza a hora do bouquet sempre foi um dos momentos que mais me incomodou. As brincadeirinhas dos DJs, falando que o momento era para as “encalhadas”, os tios e pais dizendo que “se fulana não pegasse o bouquet poderia desistir e ficar pra titia” sempre me soou muito estranho e machista. Como se a única chance para uma mulher ser feliz fosse ela disputar com outras mulheres a chance de ouro de casar com um homem.

Por isso, decidi, com o apoio da Bárbara, melhor gerente de eventos desse planeta, e da Ana, aproveitar as flores da decoração e fazer mini bouquets para todas as mulheres da festa. Fiz um discurso para todas que estavam ali presentes que a gente não podia mais aceitar essa disputa entre nós, e que o importante mesmo é o amor próprio. Que apesar de nossos companheiros nos fazerem felizes, nós precisamos estar felizes com nós mesmas antes. De todos os amores, o próprio. “Hoje não é dia de disputar nada. Nós mulheres temos que ter nosso amor próprio e não precisamos ter disputas entre nós por um buquê. Por isso vou entregar um bouquet para cada mulher dessa festa”. O amor próprio é revolucionário. Os nossos companheiros podem nos fazer felizes, mas a gente precisa ser feliz antes.

Este momento, foi muito especial para mim, porque várias mulheres vieram imediatamente me abraçar e se emocionaram muito, e o vídeo foi bastante replicado pós o casamento. Foi catártico e para mim teve muito significado…

plaquinha-casamento-personalizado decoracao-carrinho-supermercado-casamento-personalizado bouquet-para-convidadas noiva-jogar-buque noiva-distribui-flores noiva-distribui-flores-casamento-034

frufruSurpresa do Noivo

Eu e o Matheus somos amantes de carnaval, e curtimos muitos juntos os bloquinhos do carnaval de Belo Horizonte. Queríamos um em nosso casamento, mas o orçamento já tinha ultrapassado, era o que eu pensava. Mas no final o noivo me preparou uma surpresa incrível. Dias antes, Matheus contratou o bloco Sopra que Sara e fez uma entrada triunfal com padrinhos e convidados segurando balões de led. Foi realmente emoção do início ao fim.

bloco-carnaval-casamento

A surpresa na festa para a Fernanda, um bloco de carnaval!

frufru

E agora vamos ver mais algumas fotos desse dia tão único?

sapato-noiva-marsala acessorios-noivo-sapato-perume-gravata-cinto aliancas-casamento cerimonia-casamento-de-dia-lago making-of-da-noiva noiva-escrevendo-votos noivo-calcando-sapato-making-of noivo-making-of-54 anel-da-noiva noiva-bouquet-93 bouquet-noiva-lilas-492 noiva-bouquet-tons-lilas noivo-beija-avo-casamento damas-de-honra-balao dama-de-honra-casamento-boho-balao noivo-esperando-noiva bouquet-de-noiva-rosa noiva-casamento-personalizado-46 noivos-maos-dadas-cerimonia-casamento noiva-lendo-votos-5 noiva-lendo-votos-84 noiva-lendo-votos noivo-beija-testa-noiva amiga-celebra-casamento-65 noivo-lendo-votos-034 cerimonia-de-casamento-de-dia noivos-cerimonia-casamento-de-dia-5 cerimonia-casamento-ar-livre-9 convidados-assistindo-cerimonia cerimonia-de-casamento-personalizado-3 cerimonia-casamento-lago celebracao-casamento-boho-ar-livre cerimonia-areias-casamento-ar-livre-62 cerimonia-areias beijo-noivos-casamento-personalizado noivos-casamento-personalizado-931 beijos-noivos-casamento-personalizado-381 noivos-casamento-personalizado-297 palavras-led-decoracao-casamento topo bolo madeira bolo-casamento cadeiras-personalizadas-beijo-noivos decoracao-casamento-boho-verde-marsala sousplat-madeira-casamento-menu porta-guardanapos decoracao-casamento-frutas brinde-noivos corte-do-bolo-33 corte-bolo-casamento-personalizado

frufru