Quais são os impactos que o Coronavírus terão nos casamentos previstos para os próximos meses?

Se o seu casamento está por vir, com certeza essa passou a ser uma das suas maiores preocupações no momento. E em meio a um volume tão grande de pânico e de informações alarmistas, negligentes e desencontradas, decidi reunir o que temos de fatos CONCRETOS para que você possa se situar e saber o que fazer.

frufru

Um pouco sobre a pandemia

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus uma pandemia com os EUA proibindo viagens da Europa por 30 dias a partir de hoje, 13 de março.

Uma pandemia não se caracteriza pela gravidade da doença que ela causa. “O principal fator é o geográfico, quando todas as pessoas no mundo correm risco”, diz a OMS. O novo coronavírus apresenta um grande potencial de transmissão, mas parece ser menos letal do que aqueles por trás de outras duas epidemias nas últimas duas décadas.

O coronavírus parece ter se originado de um surto na China, e já foi relatado em dezenas de regiões e países, incluindo Itália (atualmente em confinamento), Coréia do Sul, Japão e EUA, onde as autoridades antecipam mais casos por vir.

Diante da alta velocidade de disseminação do vírus, o objetivo agora é evitar que ele continue se propagando. Desde 31 de dezembro, quando a China informou a OMS que um vírus até então desconhecido estava se espalhando pelo país, ele já chegou a 114 países.

frufru

Tá, mas e o meu casamento?

O primeiro passo é não entrar em desespero. E o segundo passo, tomar cuidado com a avalanche de notícias sobre o tema. Muitas delas, inclusive, propagando dados errados e promovendo pânico.

O momento agora é de cautela e paciência. Não tome decisões importantes sob o calor dos acontecimentos e sem conhecer dados atualizados e confiáveis (que tem mudado muito de um dia para o outro).

Converse com os profissionais envolvidos no seu casamento. Lembre-se que essas pessoas estão passando pela mesma situação que você. Elas também não querem que o vírus se propague e vão te oferecer informações claras e honestas sobre a melhor forma de proceder com seu evento. Confie nos profissionais que você escolheu para te ajudarem.

Coronavírus e os casamento
frufru

Como saber se devo adiar meu casamento?

Primeiro ponto: para quando seu casamento está marcado? Se ele está previsto para o final do ano, é bem provável que você não precise fazer nada.

É claro que não há como ter garantias, mas as chances de que a pandemia se resolva nos próximos meses é bem alta. De acordo com dados históricos, nenhuma pandemia durou mais de um ano. E com os enormes avanços tecnológicos que temos hoje e os grandes impactos que o coronavírus tem gerado para todo o mundo, a expectativa é que isso aconteça bem antes desse prazo.

Mas se o seu casamento está previsto para os próximos meses e orientação é aguardar os próximos dias. Como eu disse antes, tudo tem acontecido de forma muito rápida e a situação pode mudar muito de um dia para o outro. Para melhor ou pior. Simplesmente não tem como saber agora.

Coronavírus e os casamento
frufru

O momento é de cautela

É um momento para ter cuidado e ouvir as autoridades”, diz Giovana Duailibe, fundadora e CEO da Belief Wedding Creators, uma comunidade internacional para organizadores de casamentos.

Converse com o assessor do seu casamento, lembre-se que ele e todos os profissionais contratados estão tão envolvidos com a questão quanto você. Busquem juntos a melhor saída para o seu caso.

frufru

O coronavírus e os casamentos

E se vocês decidirem manter o casamento nos próximos meses é importante saber que:

  1. Por uma questão de cuidado e zelo com o próximo, peça que seus convidados mais idosos ou que tenham imunidade mais baixa, não compareçam. Pelo bem deles próprios. Abra mão da presença de pessoas importantes na sua vida em prol da saúde delas.
  2. Reforce com seus convidados que, ao menor sinal de gripe ou resfriado, que declinem do convite. Deixe bem claro que você vai entender a situação e até agradecer pelo cuidado. Alguns convidados podem ser esforçar para ir, mesmo apresentando sinais de gripe, por medo de desapontarem vocês.
  3. Evite colocar as mesas muito próximas umas das outras. Dê o máximo de espaço entre uma e outra.
  4. Se houver possibilidade, faça a sua festa num espaço aberto ou estimule seus convidados a permanecerem a maior parte do tempo nos espaços mais abertos.
  5. Colocar álcool gel nos banheiros ou mesmo nas mesas é uma atitude simpática, mas não muito efetiva. Não adianta passar álcool nas mãos e continuar abraçando, beijando, dançando pertinho e encostando nas mesas, talheres, cadeiras, etc.
Coronavírus e os casamento
frufru

Um exemplo de casamento em tempos de coronavírus

A única forma de evitar totalmente a possibilidade de contágio num evento de grande porte seria se os convidados mantivessem distância de pelo menos um metro uns dos outros, usassem máscaras e lavassem as mãos com sabonete sempre que encostassem em qualquer coisa. Inviável, né?

Mas alguns ainda tentam. Veja esse exemplo de casamento em massa que aconteceu nas Filipinas.

No final de Fevereiro, 220 casais passaram por exames de saúde e de viagem e usaram máscaras faciais durante o casamento. Eles deram as mãos depois de lavá-las com desinfetante e beijaram-se usando as máscaras.

Coronavírus e os casamento
frufru

Por enquanto o recado é esse, cautela e observação. Vamos vivendo uma dia de cada vez. E lembrem-se que estamos todos juntos nessa, vocês NÃO ESTÃO SOZINHOS.

Volto aqui sempre que tiver notícias atualizadas sobre o coronavírus e os casamentos. Ah, e se você não me segue no Instagram, está na hora de começar. As atualizações acontecem de forma mais rápida por lá.

frufru